Este site utiliza cookies necessárias para o seu funcionamento e cookies opcionais para melhorar a experiência, personalizar conteúdos e analisar a utilização. Para mais informações, consulte a nossa
23/9/2025

Farmacovigilância e Tecnovigilância

Na unidade de Farmacovigilância e Tecnovigilância identificamos, recolhemos, avaliamos e prevenimos as notificações…

Na unidade de Farmacovigilância e Tecnovigilância identificamos, recolhemos, avaliamos e prevenimos as notificações de eventos e incidentes adversos que ocorram durante a utilização dos nossos produtos, de modo a garantir a integridade dos nossos pacientes e a monitorizar continuamente o perfil risco-benefício dos nossos produtos.

O que é a Farmacovigilância

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como a ciência e as atividades relativas à deteção, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos ou de qualquer outro problema de saúde relacionado com medicamentos ou vacinas.

O que é a Tecnovigilância?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como um sistema de vigilância pós-comercialização de dispositivos médicos (DM) que identifica, recolhe, avalia, gere e divulga os eventos ou incidentes adversos apresentados pelos dispositivos médicos (DM) durante a sua utilização, com o objetivo de melhorar a proteção da saúde e a segurança dos pacientes.

O que é um Evento Adverso?

Toda situação clínica indesejável que ocorre num paciente a quem foi administrado um produto farmacêutico e que não tem necessariamente uma relação causal com essa utilização; neste caso, o ponto fundamental é a coincidência temporal, sem qualquer suspeita de relação causal.

O que é um Incidente Adverso?

Qualquer evento indesejado que cause dano ao paciente, utilizador, operador ou a terceiros, ou que represente um risco de dano, podendo ou não estar associado causalmente a um ou mais dispositivos médicos.

Notifique o seu evento ou incidente adverso

Para notificar um evento ou incidente adverso relacionado com algum dos nossos produtos, entre em contacto connosco através de:

Correios eletrónicos:

  • Notificação de Eventos Adversos: farmacovigilancia@humanova.com
  • Notificação de Incidentes Adversos: tecnovigilancia@humanova.com

Telefones das nossas filiais:

  • humanova Brasil: +55 11 24028800 (ramal 297)
  • humanova Chile: +56 985 273520
  • humanova Colômbia: + 57 604 2044590
  • humanova Equador: Pendiente
  • humanova Paraguai: +59 521 683883
  • humanova Peru: +51 1 332 6200 (anexos 5211/5230)
  • humanova Portugal: +351 933440132
  • humanova Uruguai: +598 2215 1302 (interno 1301)